Era uma aula normal de filhote como qualquer outra, eu atendia Patrícia e sua filhote Zoe de 90 dias, da raça American Bully. Ela tinha os problemas habituais que todo filhote tem quando chega em uma nova casa, xixi e cocô no lugar errado, mordidinhas nos braços e pernas e energia infinita.
Peço para Patrícia me mostrar a casa para escolhermos o local do quarto pet, mas ao chegar na sala eu me espanto.
Todos os móveis estavam cercados por outros, as cadeiras estavam sobre a mesa, a televisão sobre as cadeiras. o aparador da sala protegido pela mesa, parecia que eles estavam de mudança ou ela estava no meio de uma faxina, mas não, era para proteger o que sobrou dos dentinhos da pequena Zoe.
Em 20 dias a cachorrinha conseguiu customizar todos os moveis da sala. No sofá ela fez um buraco que saia do assento principal até o foro interno, uma das cadeiras ficou cambota e a TV quase caiu e quebrou quando o aparador da sala era o alvo.
O desespero era evidente na expressão da Patrícia, “Ana, o que eu posso fazer?”
Eu também fiz uma pergunta “Por que prender os móveis e não a cadelinha?”
Sugeri 10 passos simples que fariam Zoe parar de destruir imediatamente:
01.Mude pensamentos e assim mude comportamentos:
O cachorro não sabe regras humanas a não ser que elas sejam ensinadas por nós através de direcionamento e de reforços positivos.
02. Tenha o Quarto pet e acostume o seu filhote a ficar bem sozinho:
O Quarto Pet é o espaço do filhote na sua casa até que ele já tenha aprendido a maioria das regras humanas. Esse espaço é controlado, portanto o filhote não consegue destruir nada e ainda por cima te ajuda no aprendizado do xixi e cocô.
Minha sugestão é que o quarto seja montado no local que você queira o xixi e cocô no futuro e deve ser um ambiente controlado, ou seja, nada ao alcance e que o filhote possa destruir.
Um exemplo do quarto pet:
03. Supervisão em ambientes novos, nunca deixe um filhote sozinho fora do quarto pet:
Pense que o cachorro é como uma criança, ninguém deixa ela sozinha pela casa, um filhote que ainda não sabe nada também vai querer descobrir o mundo e ele faz isso usando a boca e dentes.
Supervisão é a alma do negócio.
Você evita acidentes e prejuízos.
04.Liberdade condicionada ao aprendizado:
Crie níveis de dificuldade de cômodos da casa, para mim, quartos e banheiros são os mais difíceis e cheios de desafios para o filhote.
O ideal é começar a liberar sempre nos cômodos que tem menos coisas no chão ao alcance do filhote e com o passar do tempo e do aprendizado ele possa acessar.
05. Nunca deixe objetos no chão:
Chinelo, meias e afins são muito atrativos para um filhote que ainda não sabe diferenciar quais os brinquedos dele e quais são os itens da casa.
Diminua a chance de erros e aumente a chances de acertos.
06. Compre brinquedos seguros e uteis:
Existem 4 categorias e funções principais
Brinquedos de busca
Brinquedos de luta
Brinquedos de roer
Brinquedos de lamber ou de alimentação
Eu explico todos eles e funções mais detalhadas no MEU FILHOTE CDF, tenho também um guia prático que disponibilizo de forma gratuita, deixe seu contato que te envio:
Leave A comment